H03 TENS O SUPERFICIAL
Mediremos, com um dinamômetro, a força necessária para romper a membrana formada (tensão superficial), durante a ascensão de anéis metálicos em um recipiente que contém água, será possível cumprir com os objetivos:
Medir a tensão superficial de líquidos utilizando o método do anel;
Interpretar os dados experimentais coletados bem como os resultados finais.
APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Para determinar a tensão superficial do líquido e para construirmos o gráfico, linearizamos a equação com os valores das tabelas I e II:
onde
Na tabela II, nós transformamos a unidade da de Newton para Dina multiplicando cada força pelo fator .
Escrevendo os coeficientes e segundo a teoria de erros,
temos que a equação da melhor reta é:
QUESTIONÁRIO
1. A partir do valor obtido para o parâmetro angular da melhor reta, calcule o coeficiente de tensão superficial do líquido utilizado. Calcule o erro percentual para o valor obtido?
Para o Erro percentual temos:
2. Quais as principais causas de erro nesta experiência? Dê sugestões de como evitá-los.
Os principais erros ocorridos neste experimento foram causados pela dificuldade em identificar o valor exato da força indicado pelo dinamômetro, pois a marcação ocorre rapidamente, logo após o rompimento da superfície prolongada na água pelo anel metálico. Para amenizar este problema, pode-se filmar o momento da marcação da força de arranque, depois desacelerar o vídeo para coletar os dados mais facilmente. As rotações que ocorriam nos anéis enquanto emergiam da água também prejudicaram a precisão dos dados coletados.
3. Escolha um anel e monte o diagrama da experiência. Coloque agua no Becker e meça a força de arranque, anotando-a. Acrescente uma gota de sabão à agua e anote novamente a força de arranque. Repita várias vezes este procedimento. Descreva o que acontece com a força de arranque.
Com o procedimento pedido acima obtemos os seguintes dados:
A