Gêneros
• Narrador: É quem narra a história. Ele pode está no texto em primeira pessoa (em forma de personagem) ou na terceira pessoa (onde narra os acontecimentos).
• Tempo: É o momento que ocorre as ações. Ex: dia e noite, horas e etc.
• Espaço: Lugar onde as ações acontecem.
• Enredo: É a formação da história onde apresenta o início, desenvolvimento, clímax e desfecho.
Alguns tipos de gêneros:
1. Romance: Ele foi formado a partir das histórias de heróis. É um gênero mais complexo do que as crônicas e os contos. Apresenta características gerais e se aproxima da realidade. Alguns autores que contribuíram para esse gênero foram: Machados de Assis, Miguel de Cervantes (com sua principal obra Dom Quixote) entre outros. Alguns tipos de romance são: Urbano, Naturalista e Romântico.
2. Novela: Apresenta um tipo de narração mais extenso que o conto e menor que o romance. Contém personagens mais elaborados, acontecimentos mais desenvolvidos, e toda a história se passa em torno de um ou alguns personagens principais. Ocorre uma determinada situação que é desenvolvida ao longo da história.
3. Conto: São pequenos, tem estrutura por meio de parágrafos e geralmente contém situações ocorridas no cotidiano, é uma obra de ficção. Apresenta um único conflito e poucos personagens. A linguagem pode ser formal ou informal e simples.
4. Fábula: É popular, criativo e transmite um ensinamento que retrata ideias morais do homem. Apresenta personagens que geralmente são animais com capacidade de realizar ações humanas, pode ser escrita em prosa ou em verso. Ex: O porco espinho, A lebre e a tartaruga e etc.
5. Crônica: Textos que aparecem em jornais têm curta duração. Retrata fatos, contém linguagem informal, pode apresentar criticas e humor, apresenta detalhes e faz parte da literatura e do jornal. Ex: Machado de Assis e Fernando Sabino.