Gêneros Textuais
A Carta é escrita de si para o outro.
Ex:
O e-mail é um gênero textual usado para troca mensagens pela internet, comunicando a alguém um assunto pessoal ou profissional.
Um grande número e pessoas hoje utiliza e-mail para se comunicar a distância com maior rapidez e eficiência. Muitas vezes ele é usado em substituição ao telefone, à carta, ao telegrama. Suas mensagens podem ser enviadas e recebidas a qualquer instante, conforme a conveniência do remetente e do destinatário.
O e-mail tem a estrutura-padrão da carta: vocativo, texto, despedida e assinatura. Raramente se insere a data porque o próprio programa de e-mails já informa em que dia e hora a mensagem foi enviada. A linguagem varia de acordo com a situação estabelecida entre interlocutores, e os parágrafos costumam ser curtos para maior clareza na leitura do texto.
A palavra e-mail constitui a redução de eletronic mail e significa “correio eletrônico”. A estrutura de um endereço eletrônico brasileiro é a seguinte: nome@provedor.com.br. O nome representa o usuário; @ é o símbolo que passa ao computador a mensagem de que o conjunto de informações é um endereço de e-mail; o provedor é a empresa que viabiliza o acesso à internet, gratuitamente ou mediante o pagamento de uma taxa; com tem o sentido de comercial e br, de Brasil.
O E-mail é escrito de si para o outro.
Ex: