Gêneros textuais
INTRODUÇÃO - Ler e escrever de modo eficiente é muito importante, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Essas competências facilitam a inclusão das pessoas nos diferentes grupos sociais.
GENEROS TEXTUAIS - Os gêneros textuais são tipos relativamente estáveis de enunciados produzidos pelas mais diversas esferas da atividade humana.
-Os gêneros textuais são agrupados a partir das capacidades de linguagem dominantes dos sujeitos nas seguintes ordens: relatar, narrar, argumentar, expor e descrever ações ou instruir/prescrever ações.
-Para a produção de um gênero, o autor pode utilizar diferentes níveis de linguagem, como: familiar, comum, cuidada e oratória.
TIPOLOGIAS TEXTUAIS - As tipologias textuais são ferramentas essenciais a serviço dos gêneros textuais, e seu domínio é fundamental no trabalho com leitura e produção de textos.
-Os tipos textuais são: narração, descrição, dissertação, injunção, explicação, predição e dialogo.
ARTIGO DE OPINIÃO - O artigo de opinião é um gênero textual que faz uso de recursos argumentativos para analisar, avaliar e responde a uma questão controversa.
-Para produção de um artigo de opinião é necessário que haja um problema a ser discutido e seja proposta uma solução ou avaliação.
-Para dar consistência argumentativa ao artigo de opinião, pode-se utilizar diferentes argumentos: de autoridade, de consenso, de provas concretas e de competência linguística.
PRODUÇÃO DE TEXTO - Os alunos deverão produzir um artigo de opinião que deve ter: uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.
DICAS BÁSICAS
MODELO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALVES FILHO, Francisco. Gêneros Jornalísticos: notícias e cartas de leitor no ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens,