Gêneros textuais
Serviço Social
Leitura e Produção de texto
1°.- Série- Pólo de Cassilândia
Aline Andrade Bueno RA 350054
Neila Maria Santana RA 353999
Joice Magalhães RA 372554
Cristiane Bistaffa RA 372558
Mauro Batista Borges RA356497
Adrieli Moura Alvez RA 363718
Leitura e os Sentidos do Texto
Cassilândia-MS
2012
Universidade Anhanguera- Uniderp
Serviço Social
Leitura e Produção de Texto
1°.- Série- Pólo de Cassilândia
Leitura e os Sentidos do Texto
Cassilândia-MS
2012
Gêneros Textuais Antes de definirmos o que são Gêneros textuais, faremos um pequeno relato sobre modalidades discursivas, pois, são estas que constituem as estruturas e as funções sociais, tais como: narrativas, dissertativas, argumentativas. Estas são modalidades responsáveis na organização de uma linguagem coesa.
Voltando aos gêneros textuais, podemos defini-los como tipos específicos de textos de qualquer natureza, sendo literários ou não, considerando ainda que os gêneros textuais são usados em contextos sociais específicos, como afirma L. C. Travaglia:
O Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail, sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele “funcione” de maneira diferente.
Mesmo existindo infinitos tipos de gêneros textuais, dos quais nos cercam, com o passar do tempo estes se tornam acessíveis e de fácil compreensão. Existem vários gêneros que podem em um determinado contexto possuir características semelhantes com outros Gêneros e assim melhorar o contexto de um determinado artigo. Com analise de uma pesquisa na revista VEJA, de número 18 edição 2267 ano 45 de 2 de maio de 2012, de circulação nacional, nesta encontramos alguns