Gênero no Esporte
Não seria importante estimular uma mudança quanto a este tipo de pensamento utilizando o esporte como ferramenta?
Acredito que seja primordial mudar essa visão e isso pode e deve começar a ser feito na infância
A criança cresce e se desenvolve com o que ela aprende durante esse período da sua vida que nada mais nada menos é do que um período da educação/formação psicológica e motora, formação de caráter, compreensão de valores, e outros. Logo quanto mais cedo aprenderem também sobre a igualdade de gênero e meninos e meninas dividirem espaço em campos e quadras de futebol/esportes o pré-conceito sobre mulheres no futebol e no esporte de um modo geral vai se desfazer gradativamente.
Para tal é fundamental a participação dos profissionais de Educação Física nesse sentido, assim como uma intervenção do Conselho Nacional de Educação Física, Ministério da Educação e Ministério do Esporte.
É preciso agir hoje para evoluir e mudar o amanhã! Então compreende-se que quanto antes começarmos uma mudança mais rapidamente virão seus resultados.
Mas somente na interação entre os órgãos competentes que algo começará a mudar?
Não! Conforme eu disse acima, o educador físico (professor) tem um papel fundamental neste sentido e muito pode fazer, de forma simples, para mudar o quadro e consequentemente até abrir novas oportunidades para a sua classe profissional no mercado desportivo nacional. Quanto mais oportunidades de mulheres no esporte como o futebol, mais a necessidade de profissionais no meio e logo é uma nova gama de oportunidades para o mercado da educação física seja no esporte como prática de lazer, esporte educacional ou ainda no esporte de alto rendimento.
É fato analisado e debatido entre diversas