Gás Natural
Introdução…………………………………………………………………………2
Desenvolvimento…..................................................................................................3.5
Conclusão……………………………………………………………………………6
Referências Bibliográficas…………………………………………………………7
Introdução
Ao elaborar o presente trabalho, realizado na cadeira de Química pretendemos explicar sobre o Gás Natural e os seus aspectos principais.
O gás natural é um combustível fóssil formado quando camadas de animais e vegetais soterrados ficam expostos a intenso calor e pressão ao longo de milhares de anos. A energia que as plantas naturalmente absorvem da luz do Sol é armazenado em forma de carbono em gás natural. É uma mistura de hidrocarbonetos leves encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento, processamento, e transporte. O gás natural é uma fonte de energia não-renovável.
Desenvolvimento
De modo similar aos demais combustíveis fósseis, o gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos gasosos, originados da decomposição de matéria orgânica fossilizada ao longo de milhões de anos. Em seu estado bruto, o gás natural é composto principalmente por metano, com proporções variadas de etano, propano, butano, hidrocarbonetos mais pesados e também CO clorídrico, metanol e outras impurezas. Os maiores teores de carbono são encontrados no gás natural não-associado.
O gás natural pode ser classificado em duas categorias:
Gás associado (GA)
Gás não-associado (GNA).
O gás associado é aquele que, no reservatório, se encontra dissolvido no petróleo ou sob a forma de uma capa de gás. Neste caso, normalmente privilegia-se a produção inicial do óleo, utilizando-se o gás para manter a pressão do reservatório. O gás não-associado é aquele que está livre do óleo e da água no reservatório; sua concentração é