Gás argônio
1.INTRODUÇÃO
Conforme o mini-dicionário escolar da língua portuguesa: é um elemento gasoso incolor e inodoro, símbolo AR.
Conforme a NR 15 anexo 11, quadro 1; pela tabela de limite de tolerância classificasse o Argônio como um gás asfixiante simples ; entende-se como asfixiantes simples gases que deslocam o oxigênio do ambiente, causando ate a morte ,quando o nível de oxigênio for inferior a 18%.
Presente no ar atmosférico há uma concentração correspondente a 0,93% do volume de ar respirável, o Argônio é obtido a partir do resfriamento, liquefação e destilação deste. O resfriamento é feito em grandes usinas de gases do ar utilizando-se do principio de Joule-Thomson, através da compressão e expansão.
Uma vez liquefeito, o ar atmosférico é destilado e o argônio cru, com grande quantidade de oxigênio, obtido; este produto é então gaseificado novamente, misturado com hidrogênio e o excesso de oxigênio removido através de uma queima controlada em um dioxido. Uma vez livre do oxigênio, o argônio é resfriado, liquefeito novamente e destilado novamente. O argônio líquido puro é então armazenado em tanques criogênicos de grande capacidade.
Isolado pela primeira vez em 1894 por Lord Rayleigh e Sir Willian Ramsay.
A massa atômica do argônio é 39,94 enquanto a do oxigênio é 15,99; sendo assim nota-se que o argônio é mais denso que o oxigênio.
1.1 Aplicações
O argônio é muito usado na indústria de lâmpadas incandescentes como atmosfera protetora dos filamentos. Ele também é usado com outros gases nobres para encher lâmpadas especiais e em tubos para obter efeitos especiais com lâmpadas tipo néon. Muitos contadores Geiger, contém argônio ou hélio misturado com vapores orgânicos e outros gases, geralmente na proporção 90% argônio 10% metano. Em soldagem, é usado como um gás inerte para evitar a oxidação dos metais utilizados.
Em análise instrumental, é utilizado em espectrometria de emissão óptica e plasma como atmosfera protetora da câmara de faísca, como