Gálio
Elemento de número atômico 31 metálico, pouco abundante na crosta terrestre, usado em algumas ligas. Combinado, aparece principalmente na forma de CuGaS2 (galita) e Ga(OH)3(sohngeita)
1. História do gálio:
O gálio foi descoberto em 1875 pelo químico francês Lecoq de Boisbaudran. A análise espectroscópica de concentrados de blenda de zinco dos Pirinéus revelou novas riscas de emissão cuja posição correspondia à prevista para o elemento que faltava na tabela de Mendeléev ficava entre o alumínio o índio. Mais tarde, Boisbaudran preparou este novo elemento, por electrólise de soluções cáusticas, e descobriu algumas das suas propriedades. Ao elemento, deu o nome de gálio em honra à sua terra natal que em latim se denominava Gallia.
2. Características físicas e químicas:
O gálio em temperatura ambiente ele é sólido, Seu ponto de fusão é de 30ºC e de ebulição é de 2403ºC.
3. Distribuição no planeta:
Os depósitos mais concentrados de gálio (0,5 % a 1 %) encontram-se na África do Sul. O elemento não se encontra presente no mar, nem em quaisquer outras águas naturais, devido à baixa solubilidade do seu óxido.
4. Efeitos químicos no ambiente:
O gálio se expande quando se solidifica.
5. Efeitos químicos do corpo humano:
O gálio não é prejudicial ao ser humano.
6. Aplicações e utilidades
Utiliza-se como substância termométrica em termômetros especiais, como permutador de calor nos reatores nucleares e como materiais semicondutor associados ao fósforo, arsénio e antimónio. É ainda usado em díodos emissores de luz e equipamento de micro-ondas.
7. Classificação na tabela atômica:
- Número atômico: 31
- Massa atômica: 69,72
- Número de massa: 70
- Prótons: 31
- Cálculo de nêutrons: A-p = 39
- Cálculo de massa: n+p = 70
- Elétrons: 31
- Distribuição eletrônica: K=2, L=8, M=18, N=3
- Estado físico: Sólido
- Ponto de fusão: 30ºC
- Ponto de ebulição: 2403ºC
- Classificação química: Semi-metal
- Densidade: 5,9
- Período: 4
- Família: