gálio
O gálio é encontrado como elemento traço em minérios de zinco, de manganês, alumínio e ferro; é um elemento muito escasso na crosta terrestre.
Em 1871, Dimitri Ivanovich Mendeleev previu a existência e propriedades de um elemento após o zinco (Zn) na tabela periódica e deu o nome de "eka aluminum", sendo descoberto espectroscopicamente por Lecoq de Boisbandran em 1875, onde no mesmo ano, obteve o metal livre por eletrólise de uma solução do hidróxido de gálio [Ga(OH)3] com hidróxido de potássio (KOH).
Nome do Elemento: Gálio Símbolo Químico: Ga Número Atômico (Z): 31 Peso Atômico: 69,723 Grupo da Tabela: 13 (IIIA) Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4s2 4p1 Classificação: Metal Estado Físico: Sólido (T=298K) Densidade: 5,907 g/cm3 Ponto de Fusão (PF): 302,91 K Ponto de Ebulição (PE): 2477,0 K
Origem do Nome
Do latim "Gallia" nome antigo da França.
Histórico
1875 – Descobertoor, através de espectroscopia, por Lecoq de Boisbaudran.
Disponibilidade
É um elemento pouco abundante. Ocorre, em forma de traços, no diaspório (hidróxido de alumínio), na blenda (sulfeto de zinco), na bauxita (principal minério do alumínio), no carvão mineral.
A fuligem da queima de alguns tipos de carvão pode ter até 1,5% de gálio.
Produção
Normalmente obtido como subproduto da metalurgia do alumínio, através da eletrólise de soluções usadas na purificação da bauxita.
Aplicações
Se depositado no vidro, forma um brilhante espelho.
É amplamente empregado na dopagem de semicondutores para a produção de componentes eletrônicos de estado sólido, como transistores e outros.
Arsenieto de gálio pode converter diretamente eletricidade em luz.
Liga-se facilmente com a maioria dos metais e pode ser componente de ligas de baixo ponto de