Gymnaestrada
O termo “Gymnaestrada” remete a “gymna”, uma alusão à “ginástica”, e “strada”, que se refere a “caminho”. Portanto, o significado é “caminho da ginástica”, que simboliza um dos conceitos fundamentais da Gymnaestrada Mundial.
A origem da Gymnaestrada Mundial pode ser vinda de diferentes festivais nacionais de ginástica na Europa. Estes tipos de festivais nacionais já existiam desde a segunda metade do século XIX. Outro evento marcante, que deu o impulso final para a criação da Gymnaestrada, foi a realização da segunda Lingiada, acontecida em 1949, da qual participaram 62 países, com a presença de aproximadamente 14.000 ginastas. O formato deste evento foi semelhante ao da 1ª Lingiada que ocorreu em 1939,
O idealizador da “Gymnaestrada” foi o holandês Johannes Heinrich François Sommer – “Jo Sommer”, cuja proposta era realizar um evento sem a preocupação com o aspecto competitivo, isto é, um evento em que os participantes comparecessem pelo prazer de seu desempenho e sem limitações de qualquer tipo.
A Gymnaestrada Mundial é o festival internacional mais importante da Ginástica Geral, sendo este o evento oficial da Federação Internacional de Ginástica para a modalidade, onde vários países se encontram quadrienalmente para realizar apresentações, trocar informações sobre os trabalhos desenvolvidos em seus países e discutir a Ginástica Geral como importante elemento para o aprimoramento humano.
Os objetivos da Gymnaestrada Mundial:
Promover o valor e a diversidade da Ginástica;
Incentivar o crescimento da Ginástica para Todos em todo o mundo;
Fornecer incentivos para o trabalho significativo na FIG Membros e Federações;
Incentivar o prazer inspirador do exercício e atividade pessoal;
Demonstrar as possibilidades ilimitadas de ideias diferentes de Ginástica para Todos;
Apresentar as mais recentes descobertas e desenvolvimentos em Ginástica para Todos;
Auxiliar na formação geral e técnica de Treinadores;
Reunir ginastas a partir dos quatro