gyftdrdgv
718 palavras
3 páginas
FLAVONÓIDESIntrodução
Os flavonoides fazem parte de uma importante classe de polifenóis. Eles são responsáveis pela coloração das flores, frutos e folhas. É o maior grupo de compostos fenólicos naturais encontrados na natureza. Sua estrutura é composta por 15 átomos de Carbono, derivados da benzo-y-pirona. Podem se apresentar na forma livre (aglicona) ou conjugados com açúcar: C-heterosideo ou O-heterosídeo. [1]
Este grupo possui efeitos anti-inflamatórios, antialérgicos e vasoprotetores.
As antrocianidinas são pigmentos responsáveis pela coloração das flores.
Materiais e métodos
A droga vegetal utilizada foi o Ginko Biloba.
Extração: para fazer a extração pesou-se 1 grama do ginko biloba e transferiu-se para um erlenmeyer com 30 mL de etanol 70%. Aqueceu-se na chapa e após a ebulição, o erlenmeyer permaneceu na chapa por 5 minutos. Então foi resfriado a solução e filtrada com algodão. A solução foi armazenada num bequer.
Reação de Shinoda:
Em um tubo de ensaio, adicionou-se 2mL do extrato etanol 70%. Adicionou-se no mesmo tubo 3 fragmentos pequenos de magnésio metálico. Então o tubo foi imerso em um banho de gelo e com bastante cuidado e pelas paredes do tubo, foi adicionado 1mL de acido clorídrico concentrado. Foi observado uma coloração vermelha, que indica a presença de flavonoides.
Reação com cloreto de alumínio:
Foi pingado sobre um papel de filtro, em dois lugares diferentes, o extrato etanol 70%. Sobre um dos pontos pingou-se uma gota de solução alcoólica de cloreto de alumínio. Observou-se na luz ultravioleta. Houve mudança de cor para verde amarelado, o que indica a presença de flavonoides.
Obs: as reações de Shinoda e com cloreto de alumínio são reações especificas para flavonoides.
Reação com cloreto férrico:
Em um tubo de ensaio, adicionou-se 2mL do extrato etanol70%. Foi adicionado 3 gotas de cloreto férrico. Observou-se a coloração azul esverdeado, que indica a presença de flavonoides.
Análise cromatográfica em camada delgada: