Gustave Eiffel
Formou-se em 1855 pela Escola Central de Artes e Ofícios de Paris, especializando-se em estruturas metálicas. Em 1866 funda a sua própria empresa, aos 34 anos de idade. É responsável pelo projeto de vários viadutos na Europa, mas fica mundialmente conhecido pela construção da torre em Paris que leva seu nome (Torre Eiffel). Fica famoso pelos seus projetos de estruturas de ferro batido (o que radicalmente muda a arquitetura conhecida por construções em pedra e madeira e não muito em ferro). A torre Eiffel fica concluída em 1889 e este projeto consome 7.300 toneladas de ferro, 325 metros de altura e, ainda hoje, é um símbolo da cidade de Paris.
Foi também responsável pelo projeto da Estátua da Liberdade.
Em Portugal, também deixou a sua marca, construindo uma ponte sobre o Rio Douro com um arco de aço de 160m de altura – Ponte D. Maria Pia, no Porto.
Destacam-se outras obras em Portugal:
Mercado Municipal em Olhão, Portugal.
Ponto Rodoviária em Barcelos, Portugal.
Ponte Rodoviária em Pinhão, Portugal.
Ponte dupla em Viana do Castelo em Portugal (1877).
Obras destacadas a nível mundial:
Farol de São Tomé em Campos dos Goitacases, Brasil.
Catedral de São Marcos de Arica, Chile.
Ponte de Triana em Sevilha, Espanha.
Palácio de Ferro em Luanda, Angola.
Casa de Ferro em Maputo, Moçambique.
Galeria das Máquinas para a Exposição Universal de Paris (1867).
Viaduto de Garabit sobre o rio Truyère, no sul de França, considerada a ponte mais alta do mundo, na sua época, com 120 m de altura.
Cúpula do Observatório de Nice.
Legenda nº1: Alexandre-Gustave Eiffel.
Legenda nº2: Ponte D. Maria Pia, Porto.
Bibliografia: http://the-rioblog.blogspot.pt/2011/10/gustave-eiffel-o-mago-de-ferro-e-suas.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Gustave_Eiffel