Gurus da qualidade
Armand V. Feigenbaum
Definiu o conceito de controle da qualidade total: "um sistema eficiente para a integração do desenvolvimento da qualidade, da manutenção da qualidade e dos esforços de melhoramento da qualidade dos diversos grupos numa organização, para permitir produtos e serviços mais econômicos que levem em conta a satisfação total do consumidor".
W. Edwards Deming
Adaptou um método de abordagem sistemática para a resolução de problemas conhecido como PDCA (Plan, Do Check, Action), ou ciclo de Shewhart.
Joseph M. Juran
Para Juran a gestão da Qualidade tem 3 pontos fundamentais, a famosa trilogia: O planejamento da qualidade, A melhoria da qualidade e O controle da qualidade.
Philip B. Crosby
Crosby definiu a política de qualidade como o estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua.
Kaoru Ishikawa
Ishikawa sistematizou os sete instrumentos para o controle da qualidade:
Análise de Pareto
Diagramas causa-efeito
Histogramas
Folhas de controle
Diagramas de escala
Gráficos de controle
Fluxos de controle
Genichi Taguchi
Em termos gerais há quatro conceitos de qualidade atribuídos a Taguchi: *A qualidade deve ser incorporada no produto desde o início e não através das inspeções.
*Atinge-se melhor a qualidade minimizando os desvios em relação as metas. *A qualidade não deve ser baseada no desempenho ou características do produto. *Os custos da qualidade devem ser medidos em função dos desvios do desempenho do produto.