Gurus da qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE
A expansão da indústria no início do século XX e, particularmente, a invenção da produção em massa de Henry Ford fizeram surgir outro desenvolvimento extremamente importante na construção do edifício da moderna administração: o controle da qualidade. O controle da qualidade evoluiu para a administração da qualidade total.
Dentro do contexto mundial, a busca da competitividade tem exercido um papel relevante para o aprimoramento e conquista de novos mercados. A Qualidade
Total está sendo visualizada como uma forma de gerenciamento que, quando implementada, visa melhorar de modo contínuo o desempenho organizacional.
A evolução da qualidade para a moderna administração da qualidade total é uma história que tem três períodos, filosofias ou “eras” principais.
As três eras da história da qualidade:
1. Era da inspeção
Produtos são verificados um a um.
Cliente participa da inspeção.
Inspeção encontra defeitos, mas não produz qualidade.
2. Era do controle estatístico:
Produtos são verificados por amostragem.
Departamento especializado faz controle da qualidade.
Ênfase na localização de defeitos.
3. Era da qualidade total:
Processo produtivo é controlado.
Toda a empresa é responsável.
Ênfase na prevenção de defeitos.
Qualidade assegurada; sistema de administração da qualidade
EVOLUÇÃO DA QUALIDADE (Feigenbaum)
A qualidade tem existido desde os tempos em que os chefes tribais, reis e faraós governavam. Inspetores aceitavam ou rejeitavam os produtos se estes não cumpriam as especificações governamentais.
O movimento da qualidade tem contribuído de forma marcante até os dias atuais na obtenção das vantagens competitivas junto às empresas.
Segundo Feigenbaum (1994:20-22), a evolução da qualidade pode ser analisada sob várias etapas, conforme a figura vvv, tais como:
1ª etapa (1900)
CONTROLE DA QUALIDADE PELO OPERADOR
Um trabalhador ou um