Guilhotina
A guilhotina é composta por uma lâmina móvel superior na base fixa, com o intervalo correto entre lâminas, esta máquina é capaz de cortar material de várias espessuras.
O processo de corte garante linearidade e paralelismo segundo as normas existentes com o objetivo de que toda a produção seja segura e de qualidade. Em sua configuração mais representativa, essas máquinas possuem capacidade para cortar chapas de pequena espessura e acionamento por pedal. Nesses casos, sua operação oferece risco de acidentes graves quando o equipamento permite acesso das mãos ou dedos à linha de corte ou de esmagamento pela prensa-chapa.
A proteção segura, simples e de baixo custo, é a de tipo fixo, cobrindo a parte frontal em toda a extensão da região de risco, dimensionada de forma a permitir apenas o acesso do material a ela, isto é, de acordo com padrões estabelecidos para abertura e distância dessa região. Sua presença não deve criar outras regiões de risco. Também deve haver proteção do tipo fixo na parte traseira da máquina, para impedir o acesso à linha de corte por essa área.
PERIGOS E RISCOS NA UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO: 1. Projeção de partículas e poeiras-----------------------------------------------Lesões oculares
2.Riscos elétricos--------------------------------------------- Choques elétricos; Queimaduras
3.Riscos mecânicos- Contato com superfície de corte----------------- Cortes; amputações
4.Queda de objetos--------------------------------------------------------------------------Contusões
5.Rotura do disco de corte- Projeção de objetos---------Contusões; Cortes; amputações
6.Ruido Laboral------------------------------------------------------------------------Lesões auditivas
7.Riscos Ergonómicos----------------------------------------------- Lesões Musculoesqueléticas
MEDIDAS PREVENTIVAS: •Nunca executar a lubrificação e/ou manutenção com o equipamento ligado;
•Nunca executar