guilhermi
Segunda a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 27,9% dos domicílios do país contam com o serviço de TV por assinatura e atinge cerca de 53,8 milhões de brasileiros.
Várias empresas de TV paga oferecem o benefício de liberação de canais que não são inclusos nos pacotes contratados, por exemplo, a Claro TV oferece 3 meses de Telecine à partir do plano mais básico, o que contribui para que mais pessoas tenham em suas casas uma programação completa de TV sem gastar mais por isso.
A televisão por assinatura no Brasil tinha, até o mês de Agosto do ano de 2011, 11,6 milhões de clientes(com 38,3 milhões de moradores) em todo o país.2 O setor era praticamente monopolizado pelas empresas NET e SKY Brasil que distribuem praticamente os mesmos canais de televisão paga, com poucas variações, no entanto, a Claro TV - que, como a NET, também é de propriedade da mexicana Telmex -, chegou com novos preços e canais, e já é a 3ª maior operadora do Brasil. Entre os canais que estes operadores distribuem estão os canais Globosat considerados entre os mais vistos do mercado. Estes canais são de propriedade da Organizações Globo. Recentemente, devido a acordos com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), produto de uma ação da associação Neo TV que nucleia a maioria dos operadores independentes de este mercado, tais canais poderão ser distribuídos por tais operadores independentes.
A NET de propriedade da mexicana Telmex, com parcela minoritária da Globo, 3 consolidou sua liderança no mercado com a aquisição da VIVAX em 2006 e da operadora BIGTV no final de 2007. A Vivax operava no interior de São Paulo e a BIGTV opera a praça de Guarulhos, considerada estratégica.
Em 2006 novos jogadores entraram neste mercado. Eles são os operadores de telefonia fixa ou operadores incumbentes. A espanhola