Teste
A questão da economia vem sendo destaque na mídia nacional. O termo informal pode representar acontecimentos muito distintos, como por exemplo: terceirização, comercio de rua ou ambulante, trabalho em domicilio, evasão e sonegação fiscal, contratação ilegal de trabalhadores assalariados, trabalho avulso, trabalho temporário, entre outros.
O conceito auto emprego ou outras formas de sobrevivência que são utilizadas como significados de trabalho informal são impostas por talhadores que sentem dificuldades de retornar ou ingressar no mercado de trabalho ou por opção preferem ter sua rentabilidade no seu próprio negocio.
A economia informal poder ser entendida por atividades legais e ilegais. As atividades legais, pode se dizer que são aquelas “socialmente aceitas”, como por exemplo: pagamento de impostos, omissão de renda, salários, alugueis, juros, lucros, produtos e serviços legais, salário desemprego entre outros direitos previdenciários e benefícios. Já as atividades ilegais compõem-se de venda de produtos contrabandeados e de qualidade duvidosa, produtos piratas ou falsificados, produtos roubados, produção e distribuição de drogas, não pagam impostos, fazem mau uso do espaço publico e em alguns casos roubam agua e luz para iluminação de suas bancas ou para a produção de alimentos não licenciados, entre outras atividades.
Para Tanzi (1983), ”preocupa-se basicamente em capturar as distorções ocorridas nas estatísticas oficiais devido à evasão fiscal ou a informação incompleta das rendas pelos indivíduos”.
Cada vez mais cresce no ambiente de mercado, trabalhar por conta própria, uma característica de atividades econômicas realizadas sem que haja registros oficiais, gerando assim um enfraquecimento na base econômica e social.
No enteando para diminuir os impactos da economia informal, o Brasil após grandes estudos, colou em pratica projetos que visam combater a informalidade. Foram criadas duas experiências, como a criação da lei