Guias de Onda
Disciplina: Linhas e Transmissões de Onda
Professor: Adaildo Gomes d'Assunção
Projeto: Simulação de Dispositivos e Circuitos de Micro-ondas
Componentes:
Alan Jacques de Almeida Brunet
Damião Barbosa
Eric Pereira Moreira
Philip Anderson
Introdução
Foi Usado o Programa Scilab para que desenvolvemos um simulador para exemplificar para os seguintes casos:
1: Um guia retangular padrão tem a dimensão a = 3 cm (Fig. 1). A frequência do sinal transmitido é igual a 10 GHz. Determine quantos e quais os modos que podem se propagar no guia.
2: Um guia de ondas retangular WR90 tem dimensões a = 25,4 mm e b = 12,7 mm (Fig. 1). Determine as frequências de corte dos três modos de ordens mais baixas. 3: Um sinal de 6 GHz se propaga em um guia retangular, através do modo dominante. Admitindo que a velocidade de fase é igual 1,1 vezes a velocidade da luz, determine as dimensões do guia. Determine também a impedância de onda do modo dominante. 4: Para um guia retangular, determine as componentes dos campos E e H para os modos: a) TE10 e b) TE01. Esboce as configurações dos campos, na seção transversal do guia, para os modos mencionados. Considere um guia retangular padrão, com dimensão a = 3 cm, propagando um sinal com frequência f = 12 GHz.
No relatório Abaixo algumas das equações usadas no simulador serão demostradas.
PROPAGAÇÃO EM GUIAS DE ONDA
Guias de onda são tubos metálicos ocos ou preenchidos com material dielétrico utilizados para a transmissão de energia em altas freqüências.
Utilização: normalmente para freqüências acima de 1 GHz.
Vantagem: menor atenuação e maior capacidade de transmissão de potência do que as linhas de transmissão.
Nesse Relatório será considerado que o guia é sem perdas, ou seja, tem paredes perfeitamente condutoras (σc = ∞;) e é preenchido com um dielétrico perfeito (σd = 0). Sua seção transversal é