Guias de onda
Este trabalho define o que são guias de onda explicando como são as propagações em guias de onda, e os tipos Retangulares e Circulares e fala um pouco também sobre a excitação de guias de ondas.
As guias de onda são elementos que substituem as linhas de transmissão em alguns casos quando os efeitos são mais favoráveis à transmissão.
As guias de onda podem ser de vários tipos, mas serão destacados os tipos retangulares e circulares nesse trabalho.
Os modos possíveis de onda são: TEM (Transverso-EletroMagneticas), TE (Transverso-Elétricas) e TM (Transverso-Magnéticas) e cada aplicação é mais propícia com um modo em particular.
Portanto, o intuito deste trabalho é definir guias de onda para a matéria de linhas de transmissão e radiação e em quais casos elas são mais viáveis do que as linhas de transmissão. 2. Guias de onda
Guias de Ondas, em geral, são estruturas cilíndricas metálicas ocas com seção transversal geralmente constante, tratando-se de guias uniformes, e com dielétrico homogêneo.
O formato transversal pode variar e sua forma define alguns tipos de guias de onda. São eles:
• Guia retangular;
• Guia cilíndrico circular;
• Guia elíptico;
• Guia com ressalto (“Ridged”).
Os guias de ondas são utilizados na transmissão e processamento de microondas, pois possuem perdas (por unidade de comprimento) reduzidas quando comparados às linhas de transmissão. Por sua baixa atenuação, os guias de onda são utilizados como sistema de alimentação das antenas parabólicas que operam os troncos de microondas de empresas de telecomunicação.
Para análise dos guias de onda, são empregadas as equações de Maxwell escritas no sistema de coordenadas adequado ao tipo de seção transversal da estrutura.
Os tipos de mais utilizados são o retangular e o cilíndrico.
Quanto aos modos possíveis nos guias de onda metálicos, existem duas classificações fundamentais:
• Modo TE;
• Modo TM.
3. Tipos de Guias de Onda e suas aplicações
a. Guia de