Voleibol
13-3-2011
Ano Lectivo 10/11 | Voleibol |
Índice
I. Breve história do Voleibol II. Ficha de apresentação III. Regulamento
Breve história do Voleibol
O jogo do voleibol foi introduzido por William G. Morgan, em 1896, na cidade norte-americana de Springfield, no Massachusetts. Desde então, tornou-se um dos desportos colectivos mais apreciados e praticados em todo o mundo, com competições oficiais a serem disputadas em inúmeros países.
O campo é rectangular, com 18 M de comprimento por 9 M de largura, dividido ao meio por uma rede de um metro de altura. Os jogadores passam a bola uns aos outros, não mais de 3 vezes, e tentam transpô-la para o outro lado da rede (o campo do adversário), de modo a que a outra equipa não consiga impedir a bola de tocar no chão do seu campo ou se veja obrigada a atirá-la para fora do seu espaço de jogo. A regra, técnica fundamental, é esta: quando uma equipa é detentora da bola, não a pode deixar cair ao chão. A bola é de menor dimensão que a de Basquetebol. Mede entre os 65 e 67 cm de circunferência e pesa entre 260 a 280 g.
Os primeiros campeonatos eram limitados aos homens e principiaram em 1949. Os campeonatos femininos tiveram início em 1952. As regras do jogo evoluem de acordo com as interpretações da Federação Internacional de Voleibol, que foi criada em 1947.
Ficha de apresentação
Objectivo
Enviar regularmente a bola por cima da rede, de modo a tocar o campo contrário e evitar que a bola toque o solo do seu próprio campo.
Material
O jogo é ganho pela equipa que vença três sets.
Número de jogadores
12 Jogadores por equipa [6 efectivos e 6 suplentes]
Duração do jogo
Número de árbitros
2 Árbitros:
* Primeiro-árbitro
* Segundo-árbitro
[4 juízes de linha e 1 marcador]
Terreno de jogo
Regulamento
Para ganhar um jogo: * Um jogo é ganho pela equipa que vencer três sets; * Caso as duas equipas estejam empatadas em