Projeto pesquisa
CURSO DE BACHAREL TEOLOGIA
LUCIANO NASCIMENTO DA COSTA
METODOLOGIA CIENTIFICA
RESUMO DO TEXTO AS CIÊNCIAS
RIO BRANCO, ACRE.
2012
AS CIÊNCIAS
A definição de ciência vai depender da formação daquele que o realiza, enquanto um filósofo classifica a ciência como uma dentre varias formas de conhecimento, um cientista considera o conhecimento por excelência. Já o sociólogo, por sua vez, pode estudar a ciência como o resultado de forças socioeconômicas conflitantes, abordando os aspectos ideológicos que a constituem, e envolvem. Um leigo por sua vez, encara a ciência como algo inconcebível.
Decidimos ceder dos esforços para a pura definição conceitual e propomos quatro caminhos tangenciais, em primeiro lugar, podemos utilizar o recurso da negação, definir o que em geral não e considerado parte das ciências, segundo, podemos obter resultados adotando um ponto de vista diacrônico, traçando um panorama histórico das ciências, podemos, ainda aborda diferentes tentativas de divisão e classificação das ciências, por fim, já no campo de atuação próprio das ciências, podemos abordar a diversidade dos métodos científicos.
1.1 OS NÍVEIS DE CONHECIMENTO
A clássica divisão de níveis de conhecimento mostra-se, num exame mais apurado, extremamente frágil, de qualquer forma, como os níveis de conhecimento são temas recorrentes nos textos sobre metodologia, podemos aproveita-los para breves reflexões.
1.1.1 Conhecimento popular ou empírico
Esse conhecimento e desenvolvido no contato direto e diário com a realidade, funciona como um conjunto de crenças e opiniões, esse conhecimento não e tão confiável quanto o conhecimento científico.
1.1.2 Conhecimento religioso ou teólogo
O que funda o conhecimento religioso e a fé, as verdades religiosas estão registradas em livros sagrados, são em geral tidas como definitivas, e não permitem revisão mediante a reflexão ou a experiência.
1.1.3