contabilidade
A contabilidade comercial é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa, são registrados em forma de relatório e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. A contabilidade comercial é o ramo que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações de comerciante. A função principal das empresas comerciais é servir de mediadora entre o produtor e o consumidor. É necessário que essa mediação de bens e produtos ocorra com a finalidade de obtenção de lucros.
Contabilidade não é luxo nem burocracia: é necessidade para qualquer empreendimento: varejista, atacadista ou industrial. Não basta controlar as compras e as vendas, pois o comercio é muito mais que comprar e vender. Todo comerciante precisa conhecer muito bem seu ramo de negócios: alimentos pode ser um ramo muito atrativo, mas é diferente de confecções, ou de calçados, que por sua vez, são diferentes do comercio de eletrodomésticos. Cada ramo tem suas particularidades. É preciso prestar muita atenção para as diferenças. O comerciante é toda pessoa física ou jurídica que aproxima vendedores e consumidores, levando-os a completar uma operação comercial, que seria a troca de mercadorias por dinheiro ou mesmo por outra mercadoria. Hoje quase não se utiliza mais a palavra comerciante e sim Empresário.
Normalmente as entidades comerciais são separadas em Atacadistas e Varejistas. Atacadistas: destinados a venderem grande quantidade de bens de consumo indiretos a preço menor, geralmente os atacadistas vendem seus produtos para empresas indústrias, agrícolas, que utiliza os produtos do atacado como matéria prima ou suprimentos, as mercadorias vendidas pelo atacadistas nunca vão diretamente para o consumidor final.