Guia de Orientação
Existem aproximadamente 250 doenças causadas por contaminação de alimentos. É claro que você não sabia disso. Mas eu aposto que você sabe como organizar a sua geladeira. Onde colocar cada coisa, por quanto tempo deixar “essa coisa” ali e por aí vai. Ah! Você não sabe?
A maneira como os alimentos ficam dispostos dos dentro da geladeira influencia na conservação e faz com que estejam próprios para o consumo. Os sinais de que um alimento está estragando nem sempre são visíveis e consumir esses alimentos pode ser prejudicial para a saúde e ainda causar intoxicação.
Então a chance é agora, veja a seguir o que fazer para evitar as 250 doenças.
1ª PRATELEIRA
Essa é a parte mais fria da geladeira, onde devemos guardar os alimentos que perecem mais rápido como leite, queijos, iogurtes, frios e ovos.
Dica Importante: Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica, acondicione esses em vasilha com tampa.
2ª PRATELEIRA
Na segunda prateleira da geladeira, conserve os alimentos prontos para o consumo: arroz, sopa, carne cozida e legumes cozidos.
3ª PRATELEIRA
Esse é o local para guardar garrafas pets, frutas e alimentos para descongelar, pois a temperatura não é tão baixa. Quando descongelar algum alimento deixe um pote ou prato embaixo para não escorrer a água do degelo.
GAVETA
Para uma melhor conservação das frutas e legumes, deixe-os na última prateleira ou gaveta da geladeira; eles devem ser armazenados a temperaturas mais amenas para que estes não fiquem ressecados ou queimados pela temperatura.
PORTA DA GELADEIRA
Na porta da geladeira devem ser colocados os temperos, condimentos, geléias e bebidas.
CONGELADOR
Aqui podemos congelar tudo carnes, legumes cortados, molhos, sobremesas, entre outras coisas. Evite deixar a porta aberta para não prejudicar o processo de congelamento, use etiquetas para identificar o alimento e a data em que foi congelado. O alimento deve ser congelado quente. E não se esqueça,