Guia de literatura
Resposta:
7. No parágrafo de número 5, o texto remete à figura 5.2 e permite confirmar a diferença entre as estruturas químicas da fenilalanina e da tirosina. Por que a enzima que catalisa essa reação é denominada fenilalanina hidroxilase?
Resposta:
8. O texto do parágrafo apresenta a causa primária da fenilcetonúria. Qual é ela?
Resposta:
9. Leia o sétimo parágrafo do quadro, que trata das consequências da fenilcetonúria se a pessoa não for diagnosticada e tratada precocemente. Unifique tudo o que aprendeu em uma tebela que apresenta: a) origem da fenilcetonúria ; b) consequência para o metabolismo; c) detecção e tratamento. Resposta:
10. Observe a figura 5.3 e leia atentamente sua legenda. Você já tinha notado esse tipo de legenda. Você já tinha notado esse tipo de advertência em produtos quem contém fenilalanina? Escreva um pequeno texto que reúna suas informações pessoais anteriores sobre o assunto (se houver) e as informações do texto.
Resposta:
11. Leia o oitavo parágrafo do quadro e informe-se sobre a frequência da alcaptonúris em algumas populações
Resposta:
12. No parágrafo 9 comenta-se sobre a alteração genética responsável pela alcaptonúria e as consequências para o metabolismo. Analise novamente a figura 5.2. Localize o passo 1, que, se não ocorrer, leva à fenilcetonúria. Localize a seguir o passo 4, que, se não ocorrer, leva à alcaptonúria. Observe as fórmulas e constate suas diferenças.
Resposta:
13. Leia o décimo e último parágrafo, referente ao albinismo. Localize, na figura 5.2, a via A, da qual um dos passos refere-se ao albunismo. Note as diferenças entre as estruturas químicas da substância precursora dessa via – a tirosina – e o produto resultante – a melanina. Resposta:
14. Ainda sobre o parágrafo 10, quais as consequências do não funcionamento do passo metabólico que leva à produção de melanina? Você conhece alguma pessoa