guia de leitura
As vias de circulação devem ser classificadas conforme sua natureza, e construídas em função dos veículos e de suas velocidades.
A primeira medida útil seria separar radicalmente, nas artérias congestionadas, o caminho dos pedestres e dos veículos motorizados. _(no projeto de Brasília, isso foi pensado, foi separado áreas para que as pessoas pudessem caminhar livremente, sem o problema com o tráfego. As grandes quadras, são espaços com bastante área s verdes. E as ruas em Brasília não contém cruzamentos, o que facilita a vida de quem anda diariamente de carro).
Os veículos em trânsito não deveriam ser submetidos ao regime de paradas obrigatórias a cada cruzamento. As ruas devem ser diferenciadas de acordo com as suas destinações: ruas de residência, ruas de passeio, ruas de trânsito, vias principais. _(foi separado em Brasília, calçadas para ciclistas, área para circulação de pedestres, espaço em todo o ambiente de residências, no caso foram feitos grandes prédios de apartamentos, para uma maior e melhor acessibilidade).
As zonas de vegetação devem isolar, em princípio, os leitos de grande circulação. _(com uma área de vegetação espessa, e grande, áreas de recreação para crianças foi possível, houve uma melhor separação para as ruas de transito, onde essa manta verde separa, a maior parte de tudo).
Um dos princípios da Carta de Atenas apropriados por Lúcio Costa, foi o da eliminação dos cruzamentos de vias, graças à utilização de mudanças de nível. Objetivou-se, com esse recurso, facilitar o trânsito de veículos, evitando o desgaste da máquina com excesso de paradas. É possível percorrer todo o Plano-piloto sem nenhum cruzamento de vias em função da tensão (9) de sua malha.
Brasília é utilizado por Sennett,