Guerras
Como foi o conflito:
1947
Criação do Estado de Israel.
1948
Exercito de Egito, Síria, Jordânia, Iraque e Líbano atacam o novo Estado de Israel. A guerra chaga ao fim em janeiro de 1949, com a ocupação israelense de territórios que não lhe pertenciam de acordo com a partilha da ONU, ampliando em cerca de 40% o território original.
1956
O presidente do Egito, Gamal Abdel Nasser, nacionaliza o Canal de Suez e proíbe aí o tráfego de navios israelenses. Tropas francesas, inglesas e israelenses invadem a Península do Sinai e ocupam o Canal de Suez. A ONU envia uma força de paz.
1967
Durante a Guerra dos Seis Dias, Israel ocupa a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golan (Síria). Para manter o domínio desses territórios, Israel instala colônias nas áreas ocupadas.
1973
Em 6 de outubro, feriado religioso judaico do Yom Kippur (“Dia do Perdão”), tropas egípcias, sírias e de outros países árabes avançam sobre a península do Sinai e as Colinas de Golan para reconquistá-las. Israel repele os ataques e continua a ocupar esses territórios.
1978
Com a mediação dos EUA, é afirmado com o Acordo de Camp David entre o Egito e Israel, que determinou a devolução da Península do Sinai ao Egito. Israel não concordou em devolver a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golan (Síria).
1982
Em junho, Israel invade o Libano para enfrentar forças palestinas e mantém a ocupação do sul desse país até ano de 2000.
1987
Civis palestinos de Cisjordânia e Gaza- áreas anteriormente ocupadas por Israel- usam pedras para atacar soldados israelenses nos projetos populares que fica conhecido como Intifada (“rebelião em árabe”.).
1993
É assinado o Acordo de Oslo (Noruega), que firma o reconhecimento recíproco de Israel e da OLP (Organização de Libertação da Palestina) como representante do povo palestino e prevê a devolução da Faixa de Gaza a da Cisjordânia.
2000
Tem inícioaNova Intifada, motivada pela