guerra
Questão 1 - simples escolha Nota: 2,00
Valor: 2,00
FUVEST) Houve um estremecimento nas relações entre os Estados inglês e brasileiro, na primeira metade do século XIX, em consequência da forte pressão que a Inglaterra exerceu sobre o Brasil a partir do reconhecimento da Independência (1826). Tais pressões decorreram:
Respostas
1- Da anexação do Uruguai por D. Pedro e da sua transformação em Província Cisplatina, limitando o comércio inglês no Prata.
2- Da oposição inglesa aos privilégios alfandegários concedidos, desde 1819, aos produtos portugueses importados pelo Brasil.
3- Dos incentivos do governo brasileiro à exportação de algodão, o que tornava este produto mais barato do que o produzido nas colônias britânicas.
4- Do início da imigração européia para o Brasil, fato que poderia levar à industrialização e à diminuição das importações de produtos ingleses.
5- Da oposição do Estado inglês ao tráfico negreiro, que o governo brasileiro, depois de resistir, proibiu, em 1850.
Questão 2 - simples escolha Nota: 2,00
Valor: 2,00
(VUNESP) A Guerra do Paraguai (1864-1870) já recebeu várias interpretações. Para o Brasil, por exemplo, trouxe significativas modificações. Assinale a alternativa correta sobre a referida guerra.
Respostas
1- Entre os motivos deste conflito sul-americano, está a independência da Província Cisplatina do domínio brasileiro, graças ao apoio britânico.
2- Brasil, Argentina e Uruguai uniram-se para evitar a expansão dos princípios democráticos então em voga no Paraguai, governado por Solano López.
3- A economia paraguaia, auto-suficiente e industrial, era um exemplo a ser seguido pelo Uruguai e pela Argentina, por isso o Brasil quis a destruição do Paraguai.
4- A guerra provocou