Guerra quimica
Houve quase 200 ataques químicos durante a I guerra mundial usando-se gás lançado dos cilindros. No maior destes ataques ocorrido em outubro 1915, os alemães liberaram 550 toneladas do cloro de 25.000 cilindros em Rhiems! O chefe do serviço de guerra química alemã durante a I guerra mundial, o Prof. Fritz Haber, dirigiu pessoalmente o primeiro ataque com gás cloro. Quatro anos mais tarde, em 1918, ganhou o prêmio Nobel em química por sua descoberta de um processo para sintetizar amônia pela combinação de nitrogênio e hidrogênio. Haber é freqüentemente referido como o pai da guerra química.
O primeiro ataque com gás cloro representou meramente o início formal do uso de produtos químicos irritantantes. Entretanto, o uso de fumaças irritantes, por exemplo, de enxofre ardente, contra fortificações inimigas, data da antiguidade. As variações na intensidade e direção do vento e do clima e a falta de tecnologia química moderna serviram como limitações eficazes no emprego de produtos químicos nas guerras antes de 1914.
- Barbosa, Josiel. QMCWEB - Revista Eletrônica do Departamento de Químcia da UFSC.
O gás cloro foi apenas um dos produtos utilizados como armas químicas na primeira quera mundial - primeira ocasião em que se fez uso de armamento químico em grande escala. Considera-se guerra química a utilização de substâncias químicas como armas, que não têm na força explosiva seu principal poder, mas nas propriedades (irritantes, tóxicas ou