Guerra Fria
Conflito ideológico entre o bloco capitalista (EUA) e o bloco comunista (URSS). As armas dessa guerra eram o discurso e a propaganda, os países vão trazer o que há de melhor em seu regime e vão detonar o regime do rival. Faziam a propaganda por meio do esporte e do cinema.
O equilíbrio do terror não vai permitir que os dois se “matem” (utilização de armas de destruição em massa - nucleares, biológicas e químicas). Esse equilíbrio gerou uma corrida armamentista (obtenção do maior número de armas não convencionais e com maior poder de destruição). O país que tinha as melhores armas era o “melhor” desta competição.
Também vão existir planos para a reconstrução, o Plano Marshal 1947 aprovado pelos EUA visando reconstruir economicamente a nação de seus aliados.
Pouco tempo depois a URSS em 1949 cria o Comencon para ajudar economicamente os seus aliados.
Atrelado a isso, têm as Alianças Militares: OTAN (1949 - Organização do Tratado do Atlântico Norte - liderada pelos EUA) e o Pacto de Varsóvia (1955 - Liderada pela URSS - tinha o direito de instalar bases militares ou bases lançadoras de mísseis).
A internet foi criada para ter interligação de todas as bases por 24 horas com a ideia de agir antes que o inimigo soubesse.
A Guerra Fria vai impulsionar a corrida espacial. O projeto espacial soviético (URSS) ficou conhecido como Projeto Vostok e o projeto espacial norte americano ficou conhecido como Projeto Apollo. A URSS sai na frente com o lançamento do primeiro satélite feito pelo homem (Sputnik) em 04 de outubro de 1957.
Pouco tempo depois a URSS lançou o primeiro ser vivo ao espaço (cadela Laika), em 03 de novembro de 1957.
Os americanos tentavam alcançar a URSS, porque agora não existia mais o equilíbrio entre as duas potências.
A grande conquista da URSS foi o lançamento do primeiro homem ao espaço (cosmonauta Yuri Gagarin), em 12 de abril de 1961.
No caso dos EUA o projeto que deu certo foi o Projeto Apollo e o que impulsionou os EUA foi a criação