Guerra Fria
A disputa entre EUA e a URSS hegemonia mundial ficou conhecida como guerra fria.Foi um dos período mais tensos do século XX.Enquanto as duas superpotências forneciam armas convencionais a seus respectivos aliados,envolvidos em guerras localizadas,lançaram-se em uma corrida espacial e armamentista baseada em armamento nuclear. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta ou seja bélica, "quente", entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.
Duas potencias,dois blocos
Após a segunda guerra mundial,Os Estados Unidos da América(EUA) e a União das repúblicas socialistas soviéticas(URSS) surgiram como os estados mais poderosos do mundo,Tanto em termos econômicos quanto militares.Essas potências eram governadas sob sistemas sociais e econômicos opostos:O capitalismo e o socialistas.As disputa entre os EUA e a URSS pela influência sobre outras nações(hegemonia) ficou conhecida como Guerra Fria,já que os dois países nunca se enfrentaram diretamente no campo diplomático ou pelo apoio a geurra em outras regiões como as guerras do Vietnã,da Correia e do Afeganistão.
Outra parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina, representado pelos Estados Unidos, e o socialismo totalitário expansionista ou socialismo de Estado, onde fora suprimida a propriedade privada, defendido pela União Soviética (URSS) e China. Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.