Guerra Fria
A divergência entre as duas potências provocou alterações diretas na política brasileira. Após a Segunda Guerra Mundial o Brasil ficou do lado norte-americano, e partir desse posicionamento desencadeou um aumento nas relações comerciais entre os dois países.
Mais tarde, em 1961, João Goulart foi eleito presidente, esse provocou modificações na política brasileira, pois Goulart começou a controlar os capitais estrangeiros, incentivou a reforma agrária e estendeu as relações com países socialistas. Isso não foi bem aceito pelos norte-americanos, pois viam como uma ameaça aos seus interesses.
Então, para coibir as idéias de Goulart, o governo americano apoiou os grupos existentes no Brasil contrários às propostas implantadas e ao próprio governo. A ofensiva norte-americana produziu um crescimento da crise política instalada no país, até por que a população não estava satisfeita com o atual governo.
A partir dessas manobras políticas, o ambiente político ficou propício para a implantação de um golpe, que ocorreu em 1964, esse corresponde a tomada do poder por parte dos militares e instauração de uma ditadura que perdurou até o ano de 1985.
O golpe de 64, como ficou conhecido, teve o determinante apoio norte-americano, que acompanhava todos os passos ocorridos dentro do Brasil, esse ficou caracterizado por Brother Sam (Irmão Sam). O governo norte-americano deixou na espreita um grande arsenal militar para ser usado caso houvesse algum tipo de resistência, isso significava que o país poderia ser invadido.
Com a retirada de João Goulart do poder e inserção do Governo militar, o Brasil voltou a ter laços de relações comerciais e financeiras com os Estados Unidos, além de estabelecer, pela força, o