Guerra fria
Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de explicar a grande e temida Guerra Fria, que ocorreu após o desentendimento ideológico entre as duas maiores potências da época: EUA, (Estados Unidos da América) e URSS, (União Republicana Socialista Soviética).
Contém neste, um conteúdo bem resumido onde as principais partes do trabalho estão divididas em tópicos, explicando o início e o fim do conflito, possuindo um amplo e detalhado contexto que tende a responder as respectivas perguntas: – Quais foram os motivos que iniciaram o conflito. – Quais foram os países que participaram do confronto, e – o que aconteceu para que ocorresse o fim da guerra fria.
Detalhando como foi à corrida armamentista, a corrida espacial e as formas de apoio em que os Americanos e Soviéticos obteve durante o conflito, como a criação do Plano Marshall, e o COMECON, citando também o porquê do surgimento da OTAN e o Pacto de Varsóvia, que se encontram mais detalhados no desenvolvimento.
Guerra Fria
Com o final da Segunda Guerra Mundial, a Europa estava arrasada e ocupada pelos exércitos das duas grandes potências vencedoras, os EUA e a URSS. O desnível entre o poder destas duas superpotências e o restante dos países do mundo era tão gritante, que rapidamente se constitui um sistema global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes polos. Os EUA defendiam a economia capitalista, argumentando ser ela a representação da democracia e da liberdade. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo, argumentando defesa ao domínio burguês e solução dos problemas sociais. Sob a influência das duas doutrinas, o mundo foi dividido em dois blocos liderados cada um por uma das superpotências: a Europa Ocidental e a América Central e do Sul sob influência cultural, ideológica e econômica estado-unidense, e a maior parte do Leste Asiático, Ásia central e Leste europeu, sob influência soviético. Assim, o mundo dividido sob a