Cad cam e cae
RESUMO
A questão será aborda sobre o software gráfico, seu alto custo, somente ser difundido nas organizações da área, ter limitado o seu espaço de estudo, de aprendizado e degeração do conhecimento. Além de a cultura brasileira ser de prestação de serviços, muitos que ainda conseguiriam estudar e aprender o uso do software, limitavam-se a utilizá-lo e não procuravam desenvolver similar nacional ou inovação, trazendo até mesmo especialista de outro país para tarefas específicas.
INTRODUÇÃO
Os termos CAD, CAE e CAM já são comuns na indústria moderna. Eles estão relacionados com a utilização do computador nas diferentes fases de desenvolvimento de um produto, que envolvem o seu desenho (CAD), a simulação computacional de seu comportamento físico (CAE) e o planejamento e controle de sua produção (CAM). Esse artigo procura dar uma visão geral sobre o que consistem essas áreas, a sua importância no contexto de desenvolvimento de um produto industrial, bem como, uma idéia do estado da arte dessas áreas de conhecimento atualmente. São áreas muito abrangentes (cada uma delas merecendo um artigo em0 especial) e a relevância e importância delas para o aumento de competitividade industrial no mundo atual é inegável.
Desde a década de 60, a tecnologia de informação influencia os ambientes de manufatura de grandes organizações. A partir dos primeiros sistemas computacionais estruturados para otimizar os processos de produção, tantos outros softwares de gestão industrial foram sendo criados para amparar todo o ciclo produtivo. Até mesmo a evolução da parte de hardware dos computadores fez com que os equipamentos se tornassem mais capazes de armazenar e processar dados, o que para o setor industrial, resultou na capacidade de incluir no banco de dados todas as informações abrangendo a cadeia de produção, como dados de fornecedores e clientes.
Atualmente, as ferramentas de TI são um dos investimentos mais maciços dentro das indústrias, sendo