Guerra fria
Diretor:
Disciplina: Geografia
Professor:
EM – Serie 3ª
Estudante: Emanuel Fusinato Data: 16/02/2011
Guerra Fria
‘“A guerra fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”, a frase de Raymond Aron resume todo o período de 1945 (final da segunda guerra mundial) a 1991 (extinção da URSS) denominado de Guerra Fria – por não haver nenhum combate entre os Estados Unidos e a União Soviética, porém isso não quer dizer que não houve conflitos nestes quarenta e seis anos. A Guerra fria foi marcada por inúmeras ameaças entre os dois paises que nunca se concretizaram, pois os dois sabiam que um embate direto entre as duas superpotências iniciasse, este embate poderia trazer um fim à raça humana. Por esse e outros motivos à guerra fria foi na verdade uma guerra de influencias, na qual os dois blocos, socialista e capitalista, lutavam por aliados e poder no âmbito tecnológico e bélico principalmente, um ótimo exemplo é a corrida espacial onde hoje se duvida sobre a veracidade da chegada de Neil Armstrong na Lua 1969, o que fez EUA vencer a corrida espacial.
Como mostra a charge acima “Discutindo a Paz” em que um homem americano diz: “Essa é a prova da nossa amizade”, e o russo diz: ”É isso ai bicho”, demonstra que mesmo após o fim da União Soviética e da Guerra Fria, ainda pode haver muito ressentimento entre os dois paises, o que poderia reanimar tensões entre os dois paises.
Já esta outra charge mostra a divisão do mundo em dois pólos e capitalista e socialista, com uma pequena cerca entre os dois podendo representar o Muro de Berlim, um dos símbolos da guerra fria. Esta charge foi provavelmente feita por alguém simpatizante do capitalismo, pois mostra a superioridade das armas capitalistas sobre as socialistas, onde na verdade em questão bélica os dois paises empatavam.