Guerra fria
O que foi a guerra fria? A guerra fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indirectos entre os Estados Unidos e a União Soviética, conflitos de ordem politica, militar, tecnológica, económica, social e ideológica.
Porque é que os Estados Unidos e a União Soviética eram adversários?
A rivalidade entre as duas superpotências tinha origem na incompatibilidade entre as ideologias defendidas por cada lado. Essa incompatibilidade ideológica podia ser percebida no facto que cada superpotência tinha um sistema político diferente e organizavam a sua economia de modo diferente uma da outra. Enquanto os Estados Unidos defendiam o capitalismo, a democracia, e princípios básicos como a defesa da propriedade privada e a liberdade de expressão, a União Soviética defendia o socialismo e princípios como o fim da grande propriedade privada, e a igualdade económica (isto é uma a sociedade sem ricos e pobres).
A partir de 1945, os dois países começaram uma intensa e longa disputa que envolveu diversos aspectos. Como já foi referido, a Guerra Fria não envolveu um confronto directo entre as duas superpotências. No entanto, a necessidade de se “armarem até aos dentes” era algo importante neste jogo de poder. As alianças militares tiveram um papel fundamental nesta guerra. Cada uma das superpotências criou a sua aliança, uma delas foi designada por OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), presidida pelos EUA e formada pela maioria dos países da Europa Ocidental, e o Pacto de Varsóvia, tratado elaborado pela URSS que propunha a defesa mútua dos países socialistas.
A corrida espacial
Para muitos historiadores, o