Guerra fria
O Mundo Bipolar
O que é fundamental para se fazer uma partida de futebol além do campo e da bola? Dois times! Assim passou a ser o mundo depois da Segunda Guerra Mundial. A Europa estava destruída, e os dois principais vencedores da Segunda Guerra, resolveram dividi-la para reconstruí-la. Surgiram assim, os dois principais "times", que lideraram o Campeonato da Terra durante quase 50 anos. Estados Unidos e União Soviética!
E os dois "timões" dividiram a Terra. Ambos queriam liderar o campeonato, impondo suas "táticas" ao maior número possível de países, especialmente aos mais pobres. Os Estados Unidos sempre defenderam o Capitalismo, a Economia de Mercado, enquanto isso, a Ex. União Soviética pregava o Socialismo, com uma economia dirigida pelo Estado.
É... A partida não era limpa não! Os dois times jogavam duro, apelando para a força bruta... O campeonato virou guerra FRIA!
Mas essas duas feras, nunca tiveram um confronto bélico direto... Estados Unidos e União Soviética botavam os outros para brigar, e aprontavam muito... Na casa do vizinho! De vez em quando, a Guerra Fria ficava quente. A disputa entre as Superpotências causou as guerras da Coréia e do Vietnã e quase provocou a 3a Guerra Mundial quando os soviéticos tentaram instalar mísseis de longo alcance em Cuba, único aliado da União Soviética no continente americano.
Com essa Bipolaridade, Capitalismo e Socialismo, o mundo passou a ser três: 1o, 2o e 3o Mundos. Os Países Desenvolvidos, com a economia capitalista, como os da Europa Ocidental, o Japão e o Canadá formavam o Primeiro Mundo, liderado pelos Estados Unidos; A União Soviética e os demais do "Socialismo Real" formavam o Segundo Mundo; O Terceiro Mundo era o conjunto de países considerados Subdesenvolvidos ou "em desenvolvimento", como o Brasil.
Os Países do Terceiro Mundo, querendo se desenvolver eram um prato cheio para os Estados Unidos e União Soviética exercerem seu poder. O Brasil, como a maioria