Guerra do Ópio, Revolta Taiping e Guerra dos Boxers - Resumo
Países Envolvidos:
Inglaterra X China
Causas:
Marinheiros britânicos assassinaram um súdito chinês na cidade de Cantão. Foi ordenada a expulsão de todos os ingleses da cidade. O governo chinês confiscou cerca de 20 mil caixas de ópio nos depósitos britânicos, prendendo e expulsando da os seus responsáveis.
Consequências:
A esquadra britânica foi indiscutivelmente superior, arrasando embarcações e comprometendo o sistema de comunicação chinês. Em 1842 foi assinado o Tratado de Nanquim pelo qual a China aceitou suprimir o sistema de companhia governamental, abrir cinco portos ao comércio britânico, pagar uma pesada indenização de guerra e entregar a ilha de Hong Kong.
Revolta dos Taiping (1851 – 1864)
Países Envolvidos:
China. Taipings (contrários ao governo imperial manchu e às ocupações internacionais)
Causas:
O movimento social-religioso dos Taiping, liderado por Hong Xiuquan, que proclamou-se Rei Celestial da Grande Paz elegendo Nanquin como sua capital, tentou formar um governo alternativo ao poder imperial, o Reino Taiping.
Consequências:
Enfraquecimento da autoridade central.
Guerra dos Boxers (1900)
Países Envolvidos:
Nacionalistas Chineses X Estrangeiros e Cristãos Chineses
Causas:
Reação à intervenção externa e à submissão da dinastia Manchu à dominação européia na China. O movimento parte de uma ssociação secreta a Sociedade dos Boxers.
Consequências:
Reino Unido, França, Japão, Rússia, Alemanha e EUA organizam uma expedição conjunta para combater o movimento. A China é condenada a pagar uma grande indenização e a aceitar a política da Porta Aberta, pela qual seria reconhecida sua integridade territorial em troca de concessões econômicas ao Ocidente. Mas o tratado não impediu novas perdas territoriais.