Guerra do vietnã
Independência da Indochina
A Indochina, situada no Sudeste asiático, foi ocupada pela França no final do século XIX. Constituída pelo Vietnã, Laos e Camboja, foi colônia francesa até 1940.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a região foi invadida pelo Japão, que criou o Estado Autônomo do Vietnã. Ao final do conflito, foi obrigado a devolver o controle do território para a França.A resistência contrária ao domínio francês tornou-se cada vez mais forte e maior com os crescentes movimentos pela independência da Indochina. As principais ações anticoloniais eram realizadas pela Liga Revolucionária para a Independência do Vietnã, também conhecida como Movimento Vietminh, liderada por Ho Chi Minh.Em Agosto de 1945, os rebeldes do Vietminh proclamaram a fundação da República Democrática do Vietnã. Em resposta, a França realizou uma contraofensiva, iniciando a Guerra da Indochina.
A divisão do Vietnã
Após o ultimo conflito, o governo francês iniciou negociações para finalizar a guerra. Em 21 de julho de 1954, representantes da França e do Vietminh, na Conferência de Genebra, firmaram um acordo dividindo o país em: República Democrática do Vietnam (Vietnam do Norte) e República do Vietnam (Vietnam do Sul).
O Vietnam do Norte, apoiado pela União Soviética, ficou sob o governo do Vietminh; o Vietnam do Sul, sob o governo do imperador Bao Dai e com o apoio dos Estados Unidos, conservou uma economia de mercado. Pelo acordo, em 1956 seriam realizadas eleições em todo o Vietname para efetuar sua reunificação.No norte, começou a reconstrução do país, com a firme convicção do Viet Minh de que sairia vitorioso nas eleições, no sul, porém, o imperador Bao Dai, que voltara ao trono com o apoio da França, foi deposto. O primeiro-ministro Ngo Dinh Diem tomou o poder, aboliu a monarquia e proclamou a república em 26 de outubro de 1955. Negou-se depois a realizar eleições livres como estipulado. Instalou um governo autoritário, sob a proteção dos Estados Unidos,