Guerra do Opip
2)data= primeira guerra-1839-1842, segunda guerra-1856-1860
3)local= entre a Grã-Bretanha e China
4)causas= Em 1830, os ingleses obtiveram exclusividade das operações comerciais no porto de Cantão. China exportava seda, chá e porcelana, então em moda no continente europeu, a Inglaterra sofria um grande défice comercial em relação à China. Para compensar suas perdas econômicas, a Grã-Bretanha traficava o ópio indiano para o Império do Meio China. O governo de Pequim resolveu proibir o tráfico de Ópio, o que levou Londres a declarar guerra à China.
5)liderança=General Sun Yatsen e Chiang Kai-shek.
6)principais acontecimentos=A China, Índia e outros países do Oriente despertavam atenção da grande potência da época, a Inglaterra, com suas sedas, porcelanas, especiarias... Em troca, o produto inglês que mais interessava aos chineses era o ópio. Muitas vezes os ingleses usavam de força bruta para obrigar os chineses a se drogar, e dessa forma consumir o ópio.
7)desfecho=O ópio, trazido da Índia, representava metade das exportações inglesas para a China Em 1839, o governo imperial chinês tenta deter sua importação ilegal e manda queimar, na cidade de Cantão, 20 mil caixas apreendidas de traficantes ingleses. O Reino Unido envia uma frota de guerra em 1840 e ocupa Xangai. Rendidos pelo poderio naval britânico, em 1842 os chineses aceitam o Tratado de Nanquim, que previa a entrega aos britânicos, da cidade de Hong Kong e liberação de cinco portos ao comércio inglês - entre eles, Cantão e Xangai. Em 1898 a Grã-Bretanha obteve um arrendamento por 99 anos sobre Hong Kong. Em 1984 a China e a Grã-Bretanha assinaram um acordo que previa a devolução de Hong Kong à China em 1997, como efetivamente aconteceu.
8)fonte= Google/Wikipédia/Yahoo respostas