guerra de canudos
DISCIPLINA: História do Brasil República
PROF. : Marcelo Santos
ALUNA: Eliene Viana dos Santos
MATRÍCULA: 11200991 POLO: Estância
CURSO: Lic. Em História CÓDIGO DO CURSO: 046 DATA:06/11/2013 AD1
Paixão e guerra no Sertão de Canudos
Paixão e guerra no Sertão de Canudos é um filme brasileiro, que relata a história do sertão da Bahia onde foi travado a Guerra de Canudos, sendo uma das mais sangrentas revoltas populares que ocorridas no nosso país.
A história é contada por intermédio de seus familiares, que relatam o que ocorreu com seus parentes naquele período. Ao descrever em detalhes eles relatam que naquela época a população estava sofrendo com a fome, seca, miséria, violência e abandono politico, onde principalmente a população mais carente eram que mais sofria ao descaso público.
O movimento que inicialmente tinha sua base religiosa passou até uma dimensão politica, porque o governo passou a perceber à enorme proporção que esse movimento se tornou para o Estado da Bahia. Movimento esse que ganhou muitos inimigos por ir contra a República.
Antônio Conselheiro se considerava um profeta que pregava sobre Deus para população, mais passou até um olhar crítico sobre o descaso das politicas pública com a sociedade. Ao lidera esse movimento ele acreditava que acabaria com as diferenças sócias. Com estas ideias em mente, ele conseguiu reunir um grande número de adeptos que acreditavam que seu líder realmente poderia libertá-los da situação de extrema pobreza na qual se encontravam.
Canudos se tornou uma comunidade no interior da Bahia, região onde se instalou o beato Antônio Conselheiro, juntamente com seus seguidores, pois Antônio