guerra das correntes
As fontes de alimentação lineares com filtros capacitivos são muito simples de se construir porém não são imunes a variações de tensão em sua saída, visto que a mesma está sujeita a variações de tensão na rede elétrica, devido seu valor se relacionar diretamente com a tensão na entrada da fonte. Sendo assim, para se manter a tensão em sua saída constante, devemos utilizar reguladores de tensão, podendo ser construído com componentes discretos (diodos zeners e transistores) ou utilizando reguladores de tensão integrados. Uma boa fonte de alimentação deve gerar uma tensão contínua na saída e estabilizada, isto significa que mesmo que a tensão de entrada varie a tensão na saída deverá se manter constante, ou ainda, mesmo que a carga varie aumentando a corrente do circuito, a tensão na saída deverá se manter constante! Na realidade estas variações deverão ficar dentro de limites práticos. Uma fonte estabilizada é composta de um circuito retificador convencional que pode ser de meia-onda, ou onda completa mais um circuito eletrônico responsável por estabilizar a tensão de saída. O circuito eletrônico poderá ser discreto; composto por resistores e transistores montado por você mesmo, ou ainda por um circuito integrado construído especialmente para a esta função! O circuito integrado é uma opção mais moderna e simples de você construir uma fonte estabilizada!
Os reguladores de tensão integrados, são circuitos eletrônicos compactos capazes de manter a tensão em sua saída constante dentro de certos limites. Em sua maioria possuem 3 pinos, cujas funções são mostradas na figura abaixo, podendo regular tensões positivas ou negativas, sendo assim possível a construção de fontes simétricas.
As famílias mais comuns de reguladores são: 78XX e 79XX. Estes reguladores possuem tensão de saída fixa, e o termo “XX” representa a tensão se saída do regulador.
Os reguladores com tensão fixa são mais baratos e apresentam uma aplicação maior. A serie