guerra contra o terror
Origem do conflito
Local: Como parte das operações militares da Guerra contra o Terror, os Estados Unidos invadiram e ocuparam países como o Afeganistão e o Iraque.
Época: A partir do atentado de 11 de setembro e ainda ocupam territórios como o Oriente Médio.
Causas e acontecimentos importantes: Na manhã do dia 11 de setembro de 2001, dois aviões tomados por terroristas suicidas colidiram com o maior símbolo econômico dos Estados Unidos, as duas torres do World Trade Center em Nova York. A ação terrorista fez as duas torres desabarem e matou milhares de pessoas inocentes. Naquela mesma data, os Estados Unidos, liderados pelo então presidente George W. Bush, anunciou um movimento militar chamado de “Guerra contra o Terrorismo”.
Para combater o terrorismo, foram associados esforços simultâneos nos campos político-diplomático, econômico, militar e de inteligência. Como os terroristas não tinham um exército oficial de Estado, os alvos do combate ao terrorismo passaram a ser os países que apóiam movimentos ou grupos terroristas.
Entre quem: Estados Unidos contra o terrorismo, que se localizava especialmente no Afeganistão e Iraque.
Situação Atual: Hoje os Estados Unidos ainda ocupam territórios no Oriente Médio e os gastos com a Guerra ao Terrorismo já superaram os custos das Guerras da Coréia e do Vietnã.
Conclusão: Após o ataque terrorista contra os EUA em 11 de setembro de 2001, o governo norte-americano deu inicio a uma ofensiva global contra organizações e países ligados ao terrorismo. A guerra contra o terror tornou-se prioridade na política externa dos EUA, levando a um forte aumento dos gastos militares e da presença de suas tropas do mundo. Com parte da ofensiva contra o terrorismo, os Estados Unidos invadiu o Iraque e Afeganistão. A derrubada dos regimes desses países, acusados de ‘’patrocinar’’ o terrorismo, aconteceu em questão de meses. Mas os EUA estenderam a ocupação militar por medo de outros