guerra civil espanhola
Ano Letivo de 2013/2014
Temas e Problemas da Cultura Espanhola
A Guerra Civil Espanhola
Índice
Introdução:
É considerada o acontecimento mais marcante da História antes da Segunda Guerra Mundial. A Guerra Civil Espanhola foi um conflito de cariz bélico que surgiu na sequência de um conflito para com o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola, implantada em 1931. Por um lado tínhamos a ordem dos nacionalistas e fascistas, que contavam com o apoio da Igreja e do Exército, que se opunham à Frente Popular que constituía o Governo Republicano, com o apoio dos sindicatos, dos partidos de esquerda e os partidários da democracia.
Para a Direita, a guerra era um pretexto para livrar-se dos ideais comunistas e restabelecer a imagem de uma Espanha tradicional, católica e autoritária. Para a Esquerda havia que colocar um ponto final ao avanço do fascismo, já predominante em Itália, Alemanha e Áustria, e deveria ser formada uma Frente Popular para enfrentar os ideais nazi-fascistas.
Os socialistas, comunistas, anarquistas e democratas liberais fizeram parte deste rol de acontecimentos que desembocaram na chamada Guerra Civil Espanhola, que deixou, deste modo, de ser um facto estritamente espanhol e passou a ser um episódio anotado pela História Mundial. Nela, envolveram-se países, como Alemanha (nazismo) e Itália (fascismo) a favor do golpe do general Francisco Franco e a União Soviética que apoiava o Governo Republicano.
A guerra iniciou-se com o deflagrar de ações bélicas por parte de militares rebeldes, sensivelmente entre 17 e 18 de julho de 1936 e terminou a 1 de abril de 1939, com a vitória dos militares a par com a instauração de um regime ditatorial de carácter fascista, liderado pelo general Francisco Franco.
1. Precedentes
O derrube dos Bourbons absolutistas por parte do Napoleão Bonaparte, em março de 1808., a guerra da Independência contra os