Guarani kaiowa - situação socioeconômica até 2012
SITUAÇÃO ATUAL DOS ÍNDIOS GUARANI KAIOWÁ NO BRASIL
Alunos: Arthur Augusto, Gabriel Kaptizki, Guilherme Sousa, Henrique Carvalho, Lucas Mateus, Luiz Fernando, Mateus Maranhão, Patrick Garcia, Samuel Alencar e Vinícius Laguardia.
Turma: Mecatrônica
Belo Horizonte, 16/01/2013
CEFET-MG - História – Prof. Laura Nogueira Oliveira - 1°ANO DO ENSINO MÉDIO
Nome: Arthur Augusto, Gabriel Kaptizki, Guilherme Sousa, Henrique Carvalho, Lucas Mateus, Luiz Fernando, Mateus Maranhão, Patrick Garcia, Samuel Alencar e Vinícius Laguardia. – Turma: MECATRÔNICA
INTRODUÇÃO
“Nossa pele tem a cor da terra. A terra é nossa e nós somos da terra. Por isso, são os povos que vem de fora invadindo nossos territórios.”
Cacique Ambrósio (Aldeia Guyraroka)
Guarani Kaiowá é, atualmente, a maior tribo indígena do Brasil e sofre, dentre as outras, o maior problema socioambiental: a demarcação e reconquista de seu território, que foi ocupado pelos fazendeiros.
Estes, por sua vez, utilizam o terreno ocupado para fins econômicos: a plantação de cana de açúcar, o ouro verde, que hoje é utilizada para produção de açúcar e, em sua maioria, para produção de etanol, o biocombustível mais bem quisto no mercado.
Este recurso energético é bem eficaz, por emitir uma quantidade bastante inferior de poluentes ao ambiente, em relação aos outros combustíveis, além de ser um recurso renovável garantindo a sustentabilidade. Desta forma o etanol firma seu sucesso e permite sua maior aceitação pelo mercado, tornando sua produção um negócio cada vez mais lucrativo.
Assim, os lotes plantados cada vez mais necessitam se estender, para suprir a demanda e o crescimento do setor. Os índios, então, perdem gradativamente seu terreno.
Diante desta situação, os Kaiowá se ergueram e decidiram lutar pelos seus direitos e sua terra, tornando-se cada vez mais evidentes no conhecimento social. Habitaram pequenas áreas buscando sua demarcação,