guarana antartica
● Origem: Brasil
● Lançamento: 18 de agosto de 1921
● Criador: Companhia Antarctica Paulista
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Companhia de Bebidas das Américas (AmBev)
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerante a base de guaraná
● Concorrentes diretos: Kuat, Dolly, Guaraná Jesus, Sprite e Fanta
● Ícones: A embalagem caçulinha
● Slogan: Energia que contagia.
● Website: www.guaranaantarctica.com.br
1669
A DESCOBERTA O padre jesuíta João Felipe Bettenford “descobre” o fruto do guaraná ao observar os índios Maués, durante uma expedição pelo Alto Amazonas. O padre relata que o fruto chamado guaraná é amassado em cuia d?água e traz tanta força, quando bebido, que os índios ficam sem fome durante um dia inteiro de caça. O fruto era também usado para curar febres, cãibras e dores de cabeça.
O COMÉRCIO Já existia um comércio crescente do guaraná em Estados distantes, como Mato Grosso, e também o envio para países vizinhos, como a Bolívia. É provável que essas transações tenham aberto os rios Madeira e Tapajós para o comércio.
1826
O GUARANAZEIRO O guaranazeiro foi estudado pela primeira vez pelo naturalista alemão Carl von Martius, e, nessa época, as qualidades terapêuticas da planta já se difundiam na Europa, causando grande interesse.
1885
O TERRENO Um grupo de industriais paulistas adquire um terreno no bairro da Água Branca (SP), onde futuramente seria instalada a matriz da Companhia Antarctica Paulista.
1891
A COMPANHIA ANTARCTICA PAULISTA Em fevereiro, é oficializada a constituição da Companhia Antarctica Paulista como uma sociedade anônima.
1905
O PROCESSAMENTO DO FRUTO São realizadas as primeiras experiências com o guaraná para verificar a possibilidade de utilizá-lo em alimentos. O médico Luiz Pereira Barreto cria a tecnologia de