guanabara
História
A confissão foi redigida para responder aos questionamentos de Nicolas Durant de Villegagnom,apelidado pelo pastor Pierre Rchier,em 1561,de “Caim das Americas”.
O documento foi redigido em cerca de doze horas numa prisão na ilha de Serigipe(atual ilha Villegagnom),por Jean Du Bordel,(ou Bourdel),com o auxilio de Matthieu Verneuil,Pierre Bourdon e André La Fom.Contém dezessete artigos,refletindo a doutrina calvinista.Após a sua finalização,os seus autores foram executados.Não está claro se Jacues Le Baiheer teve envolvimento na redação da confissão,já que a data de sua fuga não é conhecida.
A confissão de Fé de Guanabara foi redigida depois de 4 de Janeiro e antes de 9 de Fevereiro;a data costuma ser referida como sendo 17 de Janeiro de 1558.
A confissão de Fé de Guanabara foi o primeiro escrito protestante no Brasil e de todo o continente Americano.
“Segundo a doutrina de S. Pedro Apóstolo, em sua primeira epistola, todos os cristãos devem estar sempre prontos para dar razão da esperança que neles existem, e isso com toda a doçura e benignidade, nós abaixo assinados, Senhor de villegagnom,unanimente (segundo a medida de graça que o Senhor nos tem concedido).
Cremos em um só Deus, imortal e invisível, criador do céu e da terra, e de todas as coisas, tanto visíveis como invisíveis, o qual é distinto em três pessoas: o Pai, o Filho e o Santo Espírito, que não constituem senão uma mesma substancia em essência eterna e uma mesma vontade; o Pai fonte e começo de todo o bem; o Filho eternamente gerado do Pai, o qual, cumprida a plenitude do tempo; se manifestou em carne ao mundo, sendo concebido do Santo Espírito, nasceu da Virgem Maria, feito sob a Lei para resgatar os que sob ela estavam, a fim de que recebêssemos a adoção de próprios filhos; o Santo Espírito, procedente do Pai e do Filho, mestre de toda a verdade, falando pela boca dos Profetas, sugerindo as coisas que foram ditas por nosso Senhor