GSO - MS DOS
Sistema Operacional
MS - DOS
Carla Candido, João Paulo, Michael Silva e Weberson Alex. Nºs: 06, 13, 26 e 38.
1º TIPIT
Sorocaba
2014
Sumário
História: 3
Características: 4
Interface Gráfica: 5
Usabilidade (comandos): 6
Prós e Contras: 8
Referências bibliográficas: 9
História:
O MS-DOS é um sistema operacional criado pela Microsoft em 1981 e que liderou o mercado até o surgimento do Windows. Foi desenvolvido por Tim Peterson da empresa Seattle Computer Products com o nome de QDOS (que era apenas um produto interno criado para testar uma placa com UCP 8060). O DOS é considerado o produto que decidiu o destino da pequena Microsoft na época.
Algumas versões:
A primeira versão, PC-DOS 1.0, foi lançada em Agosto de 1981. Ela suportava até 256 kB de RAM e dois disquetes de 160 kB.
MS-DOS 3.0, lançado em Setembro de 1984, suportava inicialmente disquetes de 1.2MB e discos rígidos de 32MB.
O MS-DOS 6.22 foi a última versão stand-alone do sistema disponível ao público.
Características:
Tarefas individuais
Como a Microsoft projetou o MS-DOS para rodar em PCs primitivos sem muitos recursos de RAM, ele não apresenta habilidade multitarefas.
Nomes de arquivos
Uma característica distintiva do MS-DOS é o seu sistema de nomeação de arquivos "8+3". Os nomes dos arquivos são limitados a oito caracteres, com um sufixo de três letras que indica o tipo de arquivo
Letras dos drives
Uma outra característica de destaque do MS-DOS, é a sua utilização de letras para referir-se às unidades. Normalmente, A e B designam unidades de disquete, enquanto que C e as letras seguintes do alfabeto referem-se às unidades de disco rígido ou às unidades óticas.
Interface Gráfica:
A Digital Research (DRI) criou o Graphical Environment Manager, desenvolvido para trabalhar com sistemas operacionais já existentes como CP/M e MS-DOS. A similaridade com Macintosh resultou numa ação judicial da Apple Computer.