Grécia
Primeiramente, para entender sobre a Grécia, é preciso saber tudo o que esta mesma significa. Grécia é um conjunto de cidades-estado, ou seja, ela possui um ajuntamento de diferentes pólis ou diferentes cidades que se diferem em vários aspectos. Porém, em sua maioria seguem o modelo das principais cidades-estado Atenas e Esparta, que serão estudadas em seguida.
O que dava a esse ajuntamento o nome de Grécia é a capacidade que as pessoas possuíam de se comunicar com as demais polis. A língua, portanto, seria sua principal identidade como grego. Hoje, ela é um estado moderno com o poder centralizado, eventualmente utilizando a força para manter isso.
Definição de pólis: Cidade-estado com independência política e econômica.
Mas definir o que era uma polis na Grécia é muito mais do que determiná-la por um espaço físico como se fazem com os países. Se colocar aquela definição em um vestibular, estará correto, mas é outra coisa. Pólis é um conjunto de cidadãos. Conjunto daqueles que fazem política, ou seja, comunidade de homens que participam da vida política.
Como explicar isso? Os homens livres e descendentes daquela mesma cidade que participavam da vida política da mesma delimitavam portando a polis.