Grécia
A Grécia está situada no sudeste da Europa, no sul da península balcânica. Banhada ao sul pelo mar Mediterrâneo e ao leste pelo mar Egeu. 80% da Grécia é montanhosa. Assim aquele país é um dos mais montanhosos da Europa. O oeste da Grécia contém lagos e pântanos. Os montes Pindo situam-se no centro do país, com uma elevação média de 2650 m.
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta do século VIII a.C. As duas pólis mais importantes da Grécia foram: Esparta e Atenas.
Por volta dos séculos VII a.C e V a.C. acontecem várias migrações de povos gregos a vários pontos do Mar Mediterrâneo, como consequência do grande crescimento populacional, dos conflitos internos e da necessidade de novos territórios para a prática da agricultura. Na região da Trácia, os gregos fundam colônias, na parte sul da Península Itálica e na região da Ásia Menor (Turquia atual). Os conflitos e desentendimentos entre as colônias da Ásia Menor e o Império Persa ocasiona as famosas Guerras Médicas (492 a.C. a 448 a.C.), onde os gregos saem vitoriosos.
Esparta e Atenas envolvem-se na Guerra do Peloponeso (431 a.C. a 404 a.C.), vencida por Esparta. No ano de 359 a.C., as pólis gregas são dominadas e controladas pelos Macedônios.
Desde o século VIII aC até o século VI aC, muitas cidades gregas organizaram expedições destinadas a transportar densos contingentes de povoadores para distantes paragens, com a finalidade de ali fundar colônias. Estas tiveram um rápido desenvolvimento, com base no cultivo de cereais, não cultivados em suas metrópoles, ao mesmo tempo que mantinham vínculos religiosos e econômicos com estas. Deste modo a civilização grega passou a ocupar os territórios, pelos seus nomes atuais, das margens do